Conforme vários registos de diversas tradições esotéricas e cultos ligados ao espiritualismo, descrevem a aura como um campo energético que envolve o nosso corpo físico e permite-nos fazer a leitura emocional (medos, frustrações, ansiedades...).
A leitura da Aura não é recomendada com intervalo inferior a três meses desde a ultima leitura. Esta ferramenta é utilizada com vários objectivos, funciona como uma ferramenta de diagnóstico e é utilizada também para a limpeza e reequilíbrio energético, sendo esta componente de cura extremamente importante.
A aura tem sete faixas e cada faixa é designada por uma cor que está relacionada com a cor dos nossos 7 chakras. Quando uma pessoa está em harmonia com a vida as cores da aura são bem vivas e fortes. Ou seja, a forma e a cor da aura refletem o estado mental, emocional e físico da pessoa. Por exemplo uma pessoa que tem problemas do foro psicológico ou físico e ao valorizar esses sentimentos negativos, aquando da leitura da aura iria verificar-se que a aura tem uma cor escura. Esta será então a primeira fase da leitura da aura, a leitura das cores.
A fase seguinte consiste no despertar da sua conciência, ou seja, como está o seu estado de desenvolvimento espiritual da alma na Terra e é tambem informado das barreiras existentes e na dificuldade da comunicação entre Deus e o espírito .
Posteriormente, são examinadas as suas vidas passadas. Digamos que tudo o que nos acontece nesta e noutras vidas fica registado na Aura. Nesta fase é importante reter que existe a possibilidade da pessoa se libertar daquilo que lhe transtorna (devido a acontecimentos nas vidas anteriores). É possivel também ser identificado os dons que o paciente tem e que podem ser trabalhados e desenvolvidos na vida actual.
Durante a sessão a aura vai sendo reequilibrada energeticamente (os chakras são harmonizados) e os bloqueios existentes serão mais claros e compreensiveis para o paciente, desta forma sentirá uma maior facilidade em perceber o motivo da sua existência e do seu percurso nesta vida.